“Psicoterapia é pra louco”, já ouviu essa frase? O primeiro desafio que vamos ter juntos aqui é desconstruir essa ideia! E se você nunca ouviu essa frase, acredito que já tenha ouvido alguma outra deste post. Afinal, por que ir ao psicólogo?
A saúde mental vai além da ausência de doença ou transtorno. Porque cuidar da saúde mental é também promover o autocuidado, é voltar o olhar para nós mesmos. Então, reparar aquilo que podemos e queremos melhorar.
No que a psicoterapia pode te ajudar?
- Conhecer os teus valores (crenças) e te aproximar – ou afastar – deles;
- Tornar consciente: identificar e saber lidar melhor com os sentimentos, comportamentos e pensamentos;
- Promover o autoconhecimento;
- Ser escutado em um espaço de troca, de acolhimento, de sigilo e sem julgamentos.
- A reconhecer as suas emoções;
- A lidar com sofrimento intenso;
- A reagir a perdas, lutos ou mudanças drásticas;
- A identificar sintomas (físicos ou mentais) que interferem no seu bem estar ou na sua rotina;
- A melhorar as relações (afetivas ou não);
- A identificar motivos de desânimo intenso;
- Quando você sente que seu pensamento está acelerado (ou lento) demais;
Poderia ficar listando diversas questões em que a psicoterapia pode auxiliar! Porque a terapia proporciona um espaço de aprendizado. Desta forma, auxilia a lidar de maneira mais saudável com as nossas emoções. Também ajuda a ajustar pensamentos e comportamentos, a desenvolver habilidades e nos permite mudanças para melhor! Portanto, ela é um processo transformador, de altos e baixos e que promove grandes melhorias na nossa qualidade de vida e na nossa saúde mental.
Nunca é tarde para começar.
“Pra que ir no psicólogo se eu posso conversar com um amigo?”
Tanto conversar com um amigo quanto fazer terapia são imprescindíveis para a saúde mental. Mas existe sim diferença entre os dois!
Então, aqui irei abordar as três principais diferenças:
- A primeira diferença está que no espaço da terapia, o paciente é o único foco. Porque diferente da conversa com um amigo, o terapeuta não tem envolvimento de sentimentos que influenciam no direcionamento dessa troca. Então, o terapeuta auxilia o paciente na resolução dos seus problemas.
- Na conversa geralmente há julgamentos e opiniões. Mas na terapia o paciente terá um espaço para falar e não ser julgado. Além disso, tudo o que disser estará assegurado pelo sigilo psicólogo-paciente.
- O psicólogo é um profissional, formado e capacitado para fazer uma melhor escuta, com técnicas e ferramentas. Desta forma, auxiliando o paciente a traçar um caminho de melhoria a longo prazo.