O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que geralmente aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e/ou impulsividade
Mas, muito além desses sintomas, ainda se identificam uma série de prejuízos na vida e na rotina dos pacientes com esse diagnóstico, como: sintomas interpessoais de baixa autoestima, dificuldades de organização e planejamento, medo de aprender e envolver-se com novas atividades acadêmicas ou profissionais, dentre outros.
Paciente com TDAH acumulam uma série de frustrações consequências desses sintomas. Tais frustrações, resultam em crenças e pensamentos negativos sobre si (como: “eu não consigo”, “eu não sou capaz”). E esses pensamentos, aumentam os comportamentos de evitação do paciente.
Portanto, as pessoas desviam ainda mais sua atenção diante de tarefas ou problemas, e os sintomas comportamentais relacionados também podem piorar.
Por isso, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se mostra muito eficiente no tratamento desse transtorno.