TRATAMENTO TDAH

Tratamento TCC para o TDAH

Atualmente se tem o entendimento de que o melhor tratamento para o TDAH é a ação conjunta entre médico e psicólogo para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os pacientes com esse diagnóstico.

O medicamento ainda é essencial para a melhora dos sintomas primários (de desatenção, inquietude e/ou impulsividade), mas para os sintomas  interpessoais  de  baixa  autoestima, dificuldades de organização, planejamento, medo de aprender e envolver-se com novas atividades acadêmicas ou profissionais, que também comprometem a qualidade de vida do indivíduo, a terapia cognitivo comportamental se mostra muito eficiente.

O adulto com TDAH apresenta um histórico de fracassos e desistências desde a infância motivados pelos próprios sintomas do transtorno, e isso faz com que cada vez mais, tentem evitar situações que levem à frustração. Com isso, ao longo do tempo, os adultos com TDAH desenvolvem um conjunto de pensamentos disfuncionais com viés negativos sobre suas capacidades, desenvolvendo um estilo de enfrentamento evitativo e já esperando um desempenho pior do que os pares.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é estruturada, direcionada aos problemas apresentados no presente, com previsão de término em um curto prazo e voltada para a reestruturação cognitiva, por isso, ela consegue proporcionar ao sujeito, uma vida com menos limitações, mais organizada e com uma sensação de competência maior.

Portanto, a terapia permite a melhora da queixa, a reestruturação dos pensamentos e a aprendizagem de uma forma mais funcional de pensar e agir ao portador do TDAH, proporcionando uma maior autonomia e qualidade de vida com o transtorno.