Muitos pais e/ou responsáveis me procuram questionando como funciona a psicoterapia para crianças. E esse é um assunto que achei interessante trazer aqui para a página! Você já parou para pensar sobre as diferenças e semelhanças que têm entre um atendimento infantil e um atendimento adulto?
Na terapia cognitivo comportamental, independente da faixa etária que estamos trabalhando, teremos sessões estruturadas e planejadas focando no objetivo do paciente e na resolução daqueles problemas: guiando o paciente a descobrir novos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Nas sessões com crianças, não é diferente! A estrutura da sessão é a mesma. Faremos a utilização de técnicas e linguagens mais simples, por meio de vivências e brincadeiras para aumentar o engajamento da criança no processo, mas o objetivo que se pretende alcançar sempre será a resolução dos problemas que o paciente vem enfrentando e/ou modificação dos comportamentos indesejados.
A colaboração dos pais (ou responsáveis) para a evolução do processo terapêutico é de extrema importância. A terapia só fará efeito se todos os contextos estiverem alinhados e focados no mesmo objetivo.
Por isso, muitas vezes, na psicoterapia infantil, também é necessário que o profissional direcione a família daquela criança a buscarem outros serviços que colaborem com os objetivos dos mesmos. Como por exemplo: fonoaudiologia, terapia ocupacional, psiquiatria, dentre outros. Sempre buscando o melhor para a saúde integral dos sujeitos que buscam o nosso cuidado.